DICAS DE MARKETING: COMO TURBINAR SEUS VÍDEOS, USANDO O PINTEREST COMO AUXILIAR DE DIVULGAÇÃO. – Escola do vídeo

De nosso blog...

DICAS DE MARKETING: COMO TURBINAR SEUS VÍDEOS, USANDO O PINTEREST COMO AUXILIAR DE DIVULGAÇÃO.

O Pinterest é um dos sites que mais cresceu pelo mundo nos últimos anos. A cada dia mais pessoas se tornam adeptas a ele, e isso faz com que o tráfego por lá seja extremamente grande. E é exatamente por ele possuir este tráfego, que se torna uma grande oportunidade de promover seu canal no Youtube através dele.

Com cada vez mais pessoas “pinando”, você não quer perder sua chance de realmente aumentar a exposição do seu canal do YouTube, grátis e sem gastar muito tempo também né?!

O que é o Pinterest?

Vamos começar dando uma olhada no que é o Pinterest. Como outras redes sociais, o Pinterest é um ótimo lugar para compartilhar ideias, produtos, serviços e muito mais. O que o diferencia das demais redes é o seu conteúdo, que é totalmente baseado em imagens.

Ele recebe este nome devido a uma prática antiga, do método que as pessoas utilizavam quando cortavam as imagens de coisas que eles gostavam e fixavam-nas em um quadro de cortiça para a inspiração ou lembretes para mais tarde. Com Pinterest, os usuários praticamente pinam links para imagens e/ou sites e “colam” esses links nos painéis que eles desejam compartilhar com outras pessoas.

Como o Pinterest funciona?

Está claro que ele é uma rede social de compartilhamento de conteúdos interessantíssimos. Mas como funciona? Bem, ao criar a sua conta no Pinterest, você vai ser capaz de criar painéis. Estes painéis permitem que você organize as coisas que você deu seu pin em diferentes categorias. Um exemplo: milhares de mulheres se casam por ano, e cada uma delas cria um quadro de pins para seu casamento, com imagens de vestidos, ideias de ornamentação, dicas de pratos para servir, flores e etc, além de indicar vários sites de casamentos com produtos relacionados ao que ela procura.

O aspecto de rede social vem mesmo, quando você começa a seguir uma dessas mulheres, e consequentemente seguir seus conselhos, dando seu pin e criando seus próprios painéis para assim também conseguir que os outras noivas comecem a te seguir. Deu para entender? É super simples! Você pode re-pinar conteúdos que você gostar nos painéis de outras pessoas, fazendo com que o conteúdo vá para um de seus próprios painéis, e eles podem fazer o mesmo com tudo que você pinar. É uma espécie de troca de “curtidas e compartilhamentos”. rs

É uma ótima maneira de rastrear visualmente os comércios locais, e se manter sempre fresco com base no mercado através das imagens postadas. E é ai que queremos chegar. Você poderá utilizar seu painel para divulgar seu canal no Youtube. Como? Vamos explicar tudo certinho para você, e vai ser agora!

Criar um perfil profissional no Pinterest

Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que você não vai utilizar seu Pinterest pessoal para promover seu canal do YouTube. Em vez disso, você vai criar uma conta Pinterest especificamente para seus vlogs e marcar seu canal como link em seus pins. Escrevendo sempre uma descrição impressionante, rica em palavras-chave que seus telespectadores vão procurar.

Além disso, não se esqueça de incluir links para seu canal do YouTube e outras páginas de mídia social, como facebook e instagram também.

Mais importante ainda, certifique-se de que a sua imagem de perfil é interessante e se possui seu logotipo bem representado, ou que tenha uma imagem relacionada ao seu conteúdo, que possa ser facilmente reconhecido mesmo na pequena miniatura que irá aparecer.  É tudo que todo mundo deseja não é?! Que seus espectadores reconheçam imediatamente seu canal do YouTube quando verem seus pins e/ou comentários.

Como usar o Pinterest para o Marketing no YouTube

Agora, você pode estar pensando: “Mas eu não tenho imagens para compartilhar! Como vou criar meus próprios pins?”. Bem, cada um de seus vídeos no seu canal do YouTube tem uma imagem em miniatura que é usado para ajudar os telespectadores a reconhecer e escolher os vídeos que deseja assistir. Você começa a escolher o que irá trabalhar como conteúdo para cada um de seus vídeos e utilizar essa sua miniatura. E adivinha? Você pode fixar a imagem em miniatura e vinculá-la diretamente de volta à página de seu vídeo no Youtube.

Você também pode fixar screenshots, imagens produzidas para o video, e outras fotos que você postar em seu site ou blog. Eles darão belíssimas imagens para postar em seu painel e direcionar mais tráfego para seu blog e seu canal.

Criando Pinterest Boards para seus vídeos 

Como mencionamos anteriormente, a criação de painéis de pins permite que você poste sobre diferentes categorias de ideias e itens. Você também pode usá-los para organizar seus vídeos do YouTube. Se você tem um canal de beleza, um vlog por exemplo, você pode separar seus pins em “cabelo”, “maquiagem”, “cuidados com a pele”, etc. Em seguida, os espectadores facilmente se interessarão em acessar seus vídeos para obterem mais informações e dicas de beleza.

Criar pins Ativamente

Não basta apenas fixar os seus próprios vídeos e posts! Pinterest é muito mais que uma rede social, e você deve tomar muito cuidado, e publicar apenas como seu, conteúdos de criação própria, pois do contrário você pode obter um monte de fora e mídias negativas, se fixar como seus, conteúdos que não pertencem a você. Nossa dica essencial é que apenas certifique-se sempre de que você está “acumulando” links relacionados ao seu público alvo, e você estará no caminho certo.

Quanto mais úteis e divertidos forem seus PINS, mais o público verá você como um perito e go-to líder de pensamento em seu campo.

Além disso, você poderá se conectar com outros usuários Pinterest e blogueiros de vídeo do YouTube no Pinterest, assim você terá chances de colaborações, shout-outs, e muito mais. Faça um social com a sua pinagem! 😉

Faça Grandes descrições de seus pins

Enquanto estamos no assunto de se mover para fazer social, vamos falar sobre as descrições. Palavras-chave ainda são importantes, e Google armazena em cache painéis do Pinterest para pesquisas também. Então não se esqueça de incluir, descrições muito bem escritas para todos os seus pins (mas nada de engambelação), palavras-chave ricas. Elas vão ajudar os usuários a dizer se estão olhando ou não para algo que eles querem seguir ou se preferem ignorar algo assim.

Use Hashtags relevantes em todos os posts

Que tal falar um pouco de hashtags? As hashtags te dão oportunidade de conseguir com que os seus sejam muito mais expostos para todos que utilizarem deste “adereço”. Se você adicionar um hashtag tendência a um pin, ele vai se colocar na mesma categoria como todos os outros pins com a mesma hashtag. Pessoas que procuram especificamente esta hashtag, irão ver seu pin também.

Quanto mais hashtags você utilizar, mais pessoas verão os seus pins. Sabendo disso, não basta apenas etiquetar cada pin como milhões de hashtags irrelevantes. Utilize hashtags que servirão de link para o conteúdo que você está disponibilizando.

Certifique-se de que você adicionar várias tags diferentes, mas não tantas o suficiente para escrever um romance, as pessoas que terão acesso ao seu pin, podem achar perturbador e irritante. Concentre-se na relevância e até mesmo em tentar hashtags únicas e próprias (seu nome de canal do YouTube, por exemplo).

Interagir com os usuários em seu nicho Vlogging

Experimente fazer algumas buscas de palavras-chave no Pinterest, para localizar outros usuários como você. Se você é um vlogger de tecnologia, procure outros vloggers ligados à tecnologia e especialistas. Confira tópicos relacionados também. As pessoas que procuram, querem no mínimo aprender sobre esses assuntos e podem ser seus parceiros vlogging collab futuros, ou eles podem ser potenciais seguidores e assinantes.

Estenda a mão para os usuários em seu nicho, seguindo seus conselhos, gostando e pinando seus painéis, deixando comentários informativos, positivos e valiosos. Deixe também perguntas sobre suas especialidades e focos. É muito legal você manter uma conversa sadia com eles, manter contato mesmo.

Além disso, incentive seus fãs e seguidores a voltar e pinar seus pins sobre seu canal do YouTube. E, claro, você pode compartilhar pins no Facebook, Twitter e outras redes sociais também. Então não deixe de incentivar seus seguidores a fazê-lo, também.

Obtenha pessoas interessadas em seu conteúdo através de sua página no Pinterest para leva-las diretamente ao seu canal no YouTube.

Experimente usar o Pinterest como ferramenta de Marketing

Lembre-se sempre, que seus vídeos do YouTube são em grande parte alimentados por seus componentes visuais, e por isso é ideal para o Pinterest. Ao incluir palavras-chave relevantes e frases em sua descrição do perfil, suas descrições de pins, e em qualquer outro lugar possível, você vai otimizar sua página Pinterest.

Para realmente tirar o máximo proveito de site, no entanto, você deve utilizar as melhores imagens, para que assim, você possa interagir e se envolver com seus seguidores e outros usuários Pinterest, tanto quanto possível.

Tal como acontece com qualquer outra rede social, aproveitar o lado social do mesmo, e você aproveitará seus benefícios!

Outros relacionados

8 DICAS PARA SE TORNAR UM YOUTUBER

Se você é novo nos ramos YouTube e vlogging, você pode ter olhado em volta para outros canais de sucesso lá fora, e pensado: “Como é que eles fazem isso? Posso […]

5 DICAS SOBRE COMO CRIAR UM ANÚNCIO DE VÍDEO NO FACEBOOK PARA O SEU NEGÓCIO

Anúncios de vídeo no Facebook podem ser eficazes em levar as pessoas a verem o que sua empresa tem para oferecer. As campanhas de publicidade no Facebook podem ser direcionadas para usuários […]

5 COISAS PARA EVITAR EM SEU NOVO CANAL NO YOUTUBE

Quando você começa um novo canal de YouTube, você provavelmente já sabe algumas das coisas que você precisa fazer, como promover sua agenda vlogging e criação, ter um conteúdo legal […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *